<$BlogRSDUrl$>

9.2.14

12 years a slave 

Quando se trata de Steve McQueen, espera-se a perfeição, na medida em que, como referi numa das críticas que escrevi, este génio tem já no seu currículo duas obras notáveis "Shame" e "Hunger". Não foi o caso do tão aclamado 12 years a slave, provavelmente, porque o tema em causa tem sido demasiado explorado através do universo da sétima arte. E ainda bem! Nunca é demais relembrar as atrocidades cometidas no tempo da escravatura. 

O que mais impressiona em 12 years a slave é, uma vez mais, a violência (intencional) pura, crua, dura, filmada sem qualquer tipo de filtros, que se tornou já uma das marcas distintivas de McQueen. Outro denominador comum na sua obra é Michael Fassbender, um dos melhores actores de sempre.

Caso não existissem Fassbender e Chiwetel Ejiofor, com duas interpretações assombrosas, 12 years a slave seria apenas um filme... é por causa destes dois actores que McQueen convence, mas, infelizmente, não surpreende. 

Estranhamente, 12 years a slave está na corrida aos Óscares. Estranhamente, porque o povo americano tende a esconder os seus pecadilhos... duvido sempre destas boas intenções. E, por isso, pressinto que este filme será o grande vencedor dos Óscares. Duvido que uma cultura como a americana, em que a falsa moral tem sido a cartilha ao longo da sua História, desperdice esta oportunidade para mostrar ao mundo o quão são bons samaritanos. Seria necessário um milagre para impedir esta "tragédia". Infelizmente, não acredito em milagres...



Etiquetas: , , ,


Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?