<$BlogRSDUrl$>

9.10.15

Reservoir Dogs 

Reservoir Dogs é o primeiro filme de Quentin Tarantino que data de 1992. Não seriam necessárias grandes prelecções para afirmar que este realizador viria a tornar-se num dos grandes prodígios da sétima arte, como se veio a confirmar.

Estávamos perante um homem raro com uma criatividade transcendental e, atrevo-me a ir mais longe,com a capacidade de reinventar o cinema e criar um novo género cinematográfico que gosto de designar como o "género Tarantino". Os elementos distintivos da sua obra cinematográfica estão reunidos de uma forma exemplar em Reservoir Dogs e que irão ser incorporados, posteriormente, em todo o seu trabalho.

O humor negro, cáustivo, corrosivo; a violência sem limites; a banda sonora são alguns dos elementos que figuram nas narrativas nada lineares de Tarantino que se conjugam sempre na perfeição.

O elenco é sempre escolhido ao detalhe; por vezes basta uma característica específica, um pormenor físico dos actores para deslumbrar de imediato Tarantino. Em Reservoir Dogs, os eleitos foram: Harvey Keitel, Steve Buscemi, Michael Madsen, Tim Roth,  Chris Penn, e o próprio Tarantino.

O filme transporta-nos para um universo completamente alucinante e alucinado. A trama gira à volta de cinco homens que não se conhecem e que se juntam para planear e executar um roubo de diamantes que não irá correr bem. Este falhanço é o mote para uma aventura cheia de peripécias que leva o espectador ao rubro. 

Nunca sabemos os seus verdadeiros nomes. Referem-se uns aos outros através de alcunhas que versam um mundo muito colorido, designadamente, Mr. White (Harvey Keitel), Mr. Orange (Tim Roth), Mr. Blonde (Michael Madsen), Mr. Pink (Steve Buscemi) e Mr. Brown (Quentin Tarantino) que, como seria de esperar, irá gerar uma série de trocadilhos inteligentes e com muito humor.

É muito difícil eleger o melhor filme de Tarantino, mas arrisco a dizer que Reservoir Dogs é o meu favorito. Provavelmente por ter sido o primeiro da sua carreira e me ter conquistado de imediato. Foi, sem dúvida, um daqueles casos de amor à primeira vista. 

E não me enganei. Fiquei eternamente apaixonada por Tarantino e essa paixão dura até aos dias de hoje! Um verdadeiro fenómeno!




Etiquetas: , , ,


Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?